segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Eleições Autárquicas de 2009







Segundo a página da Câmara Municipal de Almeida, disponível em


- Eleição para a Câmara Municipal:


PS - 169

PPD/PSD + CDS/PP - 105

Brancos - 9

Nulos - 7


- Eleição para a Assembleia Municipal:


PS - 169

PPD/PSD + CDS/PP - 99

PCP + PEV - 4

Brancos - 10

Nulos - 8


- Eleição para a Assembleia de Freguesia:


PS - 177

PPD/PSD - 99

Brancos - 2

Nulos - 12


De registar que nos cadernos eleitorais da Freguesia de Malhada Sorda estão inscritos 439 eleitores, dos quais 290 cumpriram o seu dever cívico, fixando-se a abstenção em 33,94%, significativamente abaixo do valor nacional, mas ligeiramente acima da média concelhia.



Da análise naturalmente superficial dos números que acima se mostram, é de salientar a "fidelização" do voto no PS para a Câmara e para a Assembleia Municipais, ambas com 169 votos, número que cresce em oito votos mais para a Assembleia de Freguesia. Em contraponto, os votos na coligação PPD/PSD + CDS/PP decrescem no caso da Assembleia Municipal, surgindo para esta eleição 4 votos na coligação PCP + PEV, e aumentando um valor cada os votos brancos e nulos. Já no que respeita à eleição da Assembleia de Freguesia, da qual sai a Junta de Freguesia, o número de votos em branco reduz-se a apenas dois, enquanto que os nulos aumentam para 12. Aumenta de igual modo a votação no PS, em mais oito votos do que os obtidos para a Câmara e Assembleia Municipais, mantendo-se o mesmo número de votos no PPD/PSD (99), que aqui se apresentou isoladamente.


Estes números merecem por certo uma análise mais detalhada, traçando explicações ou rumos para o passado recente e para o futuro próximo, no contexto da vivência autárquica local, o que, no entanto, não é possível efectuar neste espaço.


Ao nível do concelho de Almeida, nas 20 freguesias votaram 5.957 eleitores, dos 8.699 recenseados, pelo que abstenção foi de 31,52%. Os resultados para a Câmara Municipal ditaram a vitória da coligação PPD/PSD + CDS/PP, com 52,06%, obtendo o PS 42,47%, e a CDU 1,75% dos votos, havendo ainda a acrescentar 95 brancos e 127 nulos.


Curioso é verificar que Malhada Sorda é, quanto ao número de eleitores, a 4ª maior freguesia do concelho de Almeida, imediatamente a seguir à sede concelhia (1.264 eleitores), a Nave de Haver (679) e à Miuzela (511), enquanto que a freguesia com menos eleitores é a de Aldeia Nova - apenas 60.


Por outro lado, a nível nacional, e num universo de 4.260 Freguesias (das quais resta apenas apurar uma, em face do trágico episódio ocorrido em Ermelo, Mondim de Basto, distrito de Vila Real, com repetição do acto eleitoral no próximo Domingo), o PS obteve 37,66% dos votos e o PCP + PEV 9,75%. Considerando a multiplicidade de situações a que o PPD/PSD se apresentou a eleições, isoladamente ou em coligação, estas também de diversos moldes, os números obtidos por esta/s força7s política7s poderão ser consultados em http://www.autarquicas2009.mj.pt/index.html .


Ainda a nível nacional, votaram 5.532.575 eleitores, dos 9.376.402 inscritos, ou seja, 59,01%, pelo que a abstenção se cifrou em 40,99%, valor este inferior ao de outros resultados eleitorais mais próximos, mas ainda assim preocupante para a boa saúde da democracia, sobretudo tratando-se estas de eleições de maior proximidade eleitos/eleitores.


A todos quantos se apresentaram a sufrágio, a nível nacional e, muito em particular, no concelho de Almeida e na Freguesia de Malhada Sorda, cordiais saudações democráticas.


Aos que venceram, parabéns e votos de bom trabalho, do tanto que ainda há a fazer, muito em especial em Malhada Sorda.


P.S. : Aos que se demitiram do exercício de um dos mais elementares direitos de Cidadania, perderam pois toda e qualquer legitimidade de se insurgir contra o que for... pelo menos até às próximas eleições. Oxalá, então, reconsiderem a sua posição.

Sem comentários:

Enviar um comentário