terça-feira, 15 de setembro de 2009

Santa Eufémia, Freineda


Por estes dias acontecem também as festas maiores da Freineda, aldeia vizinha de Malhada Sorda, venerando Santa Eufémia.
Se bem me recordo, hoje é dia de arraial e fogo de artifício. Há já muitos anos, quase duas décadas, diria, que não vou a estas festas. Mas tenho ainda bem presentes as memórias de infância das romarias do dia 16, a feira e o farnel partilhado nos "lameiros". Sobre estes dias, e nessas memórias, há duas que imperam: uma, mais visual, a das melancias suculentas. Outra, mais olfactiva, a dos queijos, presuntos e enchidos, de que nos abastecíamos praticamente para o resto do ano. Ambas, plenas de paladar. Ou gula...
Lembro-me ainda de, num ano, teria eu uns 11 ou 12, ter ido ao arraial com os meus primos Natividade, Adriano e Adriana, e da terrível dor de dentes desta última. O pai foi o primeiro a dar-lhe aguardente e cigarros, defendendo que ajudariam a adormecer o mal-estar. Foi a primeira vez que vi a minha prima fumar, e beber aguardente, mas a verdade é que o regresso a Vilar Formoso foi muito mais divertido... Julgo é que o acordar, no dia seguinte, não tenha sido fácil...
Recordo ainda como nesta noite, anos depois e já adolescente, fiquei com o meu casaco cor de rosa queimado por causa da cana de um foguete. Fiquei inconsolável; era o meu casaco de estimação por essa altura, portanto uma das coisas que mais valor tinha para mim. Tanto que amaldiçoei a tal da cana... mas talvez não tanto como a minha mãe, que levou com a cana na cabeça e durante algumas semanas teve que disfarçar a clareira no cabelo...
Porque nos ficam tão profunda e indelevelmente registadas na memória algumas das cenas da nossa vida, por vezes até insignificantes? Adorava saber e compreender melhor os critérios de arquivo deste nosso poderoso computador cerebral...
Bom, para concluir, gostaria ainda de referir que encontrei disponível na internet, em vários sítios até, a imagem do cartaz das festas da Freineda, o que, recordando ainda a "ancestral rivalidade" entre as duas povoações, me fez ter muita pena de não ter encontrado o das festas da Malhada...

Sem comentários:

Enviar um comentário